MOSTRA DE VIDEO

Loading...

sábado, 21 de setembro de 2013

NOSSOS DIREITOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL - 25 ANOS DEPOIS

Hoje começa a primavera no Brasil. Aqui de onde estou posso ver o sol brilhante enfeitado pelo céu azul. Posso escutar a voz de muitos pássaros, vento e por isso, dou graças ao Grande Espírito.

Mas é agora também que muitos Povos Indígenas acendem seu cachimbo para novas conversas e negociações. É hora de pensar sobre os 25 anos da Constituição Federal do Brasil. Dentro desse livro de regras que está garantido nossos direitos como Primeiras Nações, com costumes diferentes e principalmente nossos direitos a vida.
Existe um Artigo que dizia como promessa das Autoridades do homem branco, de que cinco anos depois de 1988, todas as terras indígenas seriam demarcadas. Elas, as autoridades não cumpriram o que elas mesmas escreveram e nunca justificaram esse descumprimento da Lei. Mas também nós Indígenas nunca fomos ao Supremo Tribunal Federal para falar ou denunciar esses contraventores.

No ano que vem vamos ter novas eleições no Brasil. Todos os Deputados terão que enfrentar o voto e muitos deles não voltarão, mas alguns deles, anti-Índio, decidiram mudar as regras sobre a demarcação das nossas terras. Ou seja, eles nunca cumpriram o que escreveram, mas querem ter o direito de mudar a Lei do Índio na Constituição.

Nós Povos Indígenas não podemos ficar em silêncio diante dessa agressão...

Temos que reagir. Temos que mostrar ao Brasil que nunca agredimos a Lei...

É preciso organizar uma forma de juntar os grandes Chefes Indígenas do Brasil para encontrar com o Chefe dos Deputados e o Chefe dos Senadores. Se nós os Índios não lutarmos pela vida das nossas Aldeias e das nossas famílias, quem vai lutar?

Vamos juntar nossas malas, nossos cocares, nossas culturas, nossos pensamentos e vamos mostrar que um Povo unido jamais será vencido. Se temos uma resistência de mais de 500 anos, vamos para Brasília e levantar nossa bandeira pela Vida.

Dia 5 de Outubro é o dia da Constituição Federal do Brasil, que nós ajudamos a fazer e não admitimos que mexam nos nossos direitos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PALAVRA INDÍGENA

  • AWIRI - Tudo bem em Karajá
  • KALIVONÓ - criança em Terena
  • KURUMIN - criança em Guarani
  • MANANI DIKUTÉ? Como se chama? Em Kayapó
  • ÚNATI - Como vai em Terena

VIDE O ÍNDIO - MOSTRAS

Loading...

Arquivo do blog

OBRIGADO! NOS VEMOS!

"Gracias por estar aqui con nosotros y compartir... !" - Marcos Terena