MOSTRA DE VIDEO

Loading...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O Índio no Poder

O Mes de Junho vai consolidar a democracia através das convenções partidárias de norte a sul do País.
Em vários partidos surgirão indígenas de ficha limpa pleiteando o direito de votar e ser votado. Alguns buscarão as Assembléias Estaduais como Deputado Estadual e outros, o Congresso Nacional como Deputado Federal.
Nesse campo notamos o ato heróico de todos esses candidatos indígenas diante de um processo geralmente viciado e sob desconfiança da manipulação, mas a única forma viável de consolidar essas representações e mudar esse quadro de desconfiança.
Por outro lado, só a aprovação nas convenções partidárias e boa vontade do voto indígena não asseguram a eleição das candidaturas indígenas.
Mesmo assim estados como Mato Grosso do Sul, onde vivem mais de 72 mil indígenas, Roraima, Acre, Rondonia, Bahia, Pernambuco, Paraná e Amazonas por exemplo, acolherão esses candidatos e podem passar para a história do País como regiões que votaram, confiaram e elegeram um Índio como representante não só de seu Povo, mas de toda uma sociedade.
Num mundo conturbado por discriminações e guerras inter-étnicas, de povo contra povo e irmão contra irmão, o exemplo dessas candidaturas enobrece a Nação brasileira e servem de exemplos da democracia com inclusão e respeito ao diferente.
Nós Indígenas acreditamos nisso e por isso somos parte desse processo!


Marcos Terena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PALAVRA INDÍGENA

  • AWIRI - Tudo bem em Karajá
  • KALIVONÓ - criança em Terena
  • KURUMIN - criança em Guarani
  • MANANI DIKUTÉ? Como se chama? Em Kayapó
  • ÚNATI - Como vai em Terena

VIDE O ÍNDIO - MOSTRAS

Loading...

Arquivo do blog

OBRIGADO! NOS VEMOS!

"Gracias por estar aqui con nosotros y compartir... !" - Marcos Terena